segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Passeios Pedestres de Interpretação em Cacela


Continua em Setembro a 2ª edição do ciclo anual de passeios pedestres de interpretação da paisagem "Passos Contados", com o percurso:
Entre os vivos e os mortos. Túmulos megalíticos de Cacela / Between the living and the dead. Megalithic tombs of CacelaCom os arqueólogos David Calado e Nuno Inácio20 de Setembro / September 20thPonto Encontro: 9.30 em Santa Rita (no CIIPC, antiga escola primária)
Foi o arqueólogo Estácio da Veiga que, nos finais do séc. XIX, revelou as primeiras notícias sobre o património megalítico de Cacela, com a publicação dos achados dos túmulos de Nora e Marcela, classificados como Monumentos Nacionais mas hoje, infelizmente, desaparecidos. O túmulo pré-histórico de Santa Rita, recentemente identificado, representa um dos últimos testemunhos megalíticos melhor conservados da região. Trabalhos arqueológicos no Verão de 2007 e 2008 permitiram a caracterização da estrutura arquitectónica, ritual funerário e uma primeira aproximação à cronologia, caracterização da paisagem e estudo da estrutura social. Quando foi construído? Quem eram e onde viviam os seus construtores e inumados? Como se relaciona o túmulo com outras estruturas funerárias próximas? Como se orienta em relação à paisagem e aos astros? Que significados lhe estão associados? São algumas das questões que orientarão a discussão ao longo deste percurso.
Passos Contados... porque os caminhos, os lugares contam estórias. O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais do sotavento algarvio. Nesta segunda edição vamos à descoberta de plantas medicinais e aromáticas, da fauna e flora da Ria Formosa; atravessaremos quintas, hortas e pomares no barrocal; conheceremos saberes-fazeres da serra, testemunhos megalíticos em Cacela, e memórias da pesca e indústria conserveira em Vila Real de Santo António.
Informações
Deverá levar merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve e apropriada, chapéu e protector solar. A organização reserva-se o direito de anular a realização do percurso caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. / Fax: 281 952600


As participações são gratuitas e limitadas.

Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.

Sem comentários: